segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Por onde anda o verdadeiro sentido do Natal?

Dá pra acreditar que só tenho 46 anos de idade e não encontro mais nas praças, nas ruas, no centro da cidade, nos shoppings, nem mesmo em algumas casas o verdadeiro sentido do Natal? O que aconteceu? O que fizeram com o Natal?
Lembro-me da época em que as famílias enfeitavam suas casas com presépios mostrando a cena do nascimento do menino Jesus: um estábulo cheio de animais, os três pastores, Maria e José, e em uma manjedoura, um menino envolto em panos simples; também havia a estrela que conduziu os reis magos ao caminho onde nascera o rei que veio salvar o mundo.
Que ideia de Natal é esta que estão querendo nos vender? De onde importaram este Natal pagão que a cristandade está sendo obrigada a ver? Onde está o Natal que passei vinte e dois anos mostrando para os meus seis filhos e quero que meus netos também o vejam?
Natal não é Papai Noel de trenó, roupa vermelha e barba branca levando presentes para "algumas" crianças, não! O único presente real do Natal não tem cor, classe social nem preço: Ele veio para todos os povos, todas as raças, todos os credos, todas as classes sociais e gratuitamente. Ele mesmo se deu para nós!
Natal não tem nada a ver com corrida às lojas pra comprar presentes e roupa nova. Natal não é boneco de neve, pinheiros, árvores, chaminés e bolas coloridas. Natal tem a ver com todas as estações, com estrebaria, pastores, animais, estrela, e uma mãe em trabalho de parto sem lugar para seu filhinho nascer.
Natal não tem nada a ver com mesa farta, peru, frutas cristalizadas e bebedeira! Natal tem tudo a ver com casa cheia de gente, família unida e reunida para conversar, partilhar, trocar promessas de amor, perdoar e dar perdão, rezar pedindo que o amor nunca falte e agradecer por tudo que foi conquistado naquele ano, principalmente, pela vida do menino Jesus, o único e verdadeiro dom do Natal.
Natal é tempo de dar, de se doar, de começar de novo, de refletir sobre o velho e pedir a graça de viver o novo. É tempo de agradecer porque o "Amor" se transformou em homem e habitou entre nós, porque o Emanuel é real, porque Deus está conosco!
Natal é tempo de viver a humildade, a simplicidade, a beleza e a inocência das crianças!
Natal é tempo de dizer "Maranathá!" "Vem, senhor Jesus!"
Natal é tempo de clamar: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!"
Natal é Deus no meio de nós!
Que os nossos corações sejam as manjedouras adequadas para que o menino Jesus nasça dentro de nós e assim, possamos viver na Noite Feliz um verdadeiro Natal! Amém!
Feliz e Santo Natal!

4 comentários:

  1. Aprendi com você, minha prima em Jesus, que o mais importante para nossa propria felicidade é: Sorria sempre, para dar aos que te amam o prazer de te ver feliz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Daniel. Estou retomando o meu blog. Espero poder contar com sua ajuda. Muitas coisas precisam ser ditas e acredito que você tem muito pra contribuir nesta tarefa.

      Grande abraço pra você e pra família toda...
      Shalom!

      Excluir
  2. Querida madrinha, considero uma honra lhe chamar dessa forma, se assim me for permitido.
    Fui presenteado por poder fazer parte dos amigos de sua família e peço que continue a escrever nesse blog, pois existem muitas famílias querendo ser iluminadas por Nosso Senhor Jesus Cristo através de suas confortantes e verdadeiras palavras e pelo seu testemunho de vida.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Querido Petrus. É uma pena não ter dado continuidade ao meu blog, mas nunca é tarde pra recomeçar. É isto que estou fazendo agora. Espero poder contar com a sua ajuda, meu "afilhado" amado.
    Santo dia pra você!
    Shalom!

    ResponderExcluir