terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

É tempo de RENASCER!

Ano Novo! Vida Nova! Tempo de RENASCER!

Janeiro já se foi e com ele foram algumas taxas, como IPTU, IPVA, matrículas dos filhos, compras de material escolar... Êta, quantas dívidas! Graças a Deus que fevereiro já entrou, apesar de ser curtinho e estar quase partindo.

Mas, tem uma eterna novidade que está para acontecer neste mês, a qual pode fazer a diferença na nossa vida se não tivermos "ainda" deixado que Aquele Menino da Noite Feliz tenha nos visitado e nos feito "novas pessoas". É um tempo agraciado que infelizmente não o utilizamos na forma correta para a qual ele foi criado pela Igreja. Estou falando do tão esperado CARNAVAL. Quem diria!?

É que no princípio, para quem não sabe, o carnaval, como a própria palavra diz (Carni (carne) + Val (despedida), ou seja, a "despedida da carne", foi criado pela Igreja Católica para que os cristãos pudessem comer "carne" à vontade durante os três dias que antecedem a Quaresma, iniciada na Quarta-feira de Cinzas, pois passariam "quarenta dias" sem poder comer carne. Neste período as famílias cristãs ficavam sem ouvir música, sem fazer festas, sem bebedeiras e guloseimas. Era tempo de silênico, de abstinência, de dar esmolas, de jejum, de contrição, pois a "Paixão, Morte e Ressurreição" de Jesus estava se aproximando e o feriadão do carnaval iria ajudar as pessoas a refletirem melhor o sofrimento que Jesus viria a passar por nós na Semana Santa. O carnaval era, portanto, um tempo de despedida de tudo que lembrava o pecado. Nesses três dias as pessoas podiam sair nas ruas brincando, cantando, se divertindo, bebendo e comendo à vontade. Elas usavam roupas leves, os homens vestiam-se de forma engraçada, juntavam-se em blocos, criavam marchinhas de danças, tudo só para descontrair, extravasar e despedir-se do homem velho que Jesus iria ressuscitar na Páscoa.

Infelizmente, com o decorrer do tempo, o foco do carnaval foi sendo substituído e, para tristeza nossa, a carne de comer foi trocada por outra carne, ou seja, pelo pecado. As pessoas deram abertura para que este verme entrasse nas suas vidas neste período e, novamente, esqueceram-se do verdadeiro sentido de mais uma festa criada pela Igreja, a qual nos prepararia para a Quaresma. O foco daqueles que permaneceram na fé também mudou. Por isso é comum vermos em paróquias e em cidades de todo o Brasil alguns cristãos passarem o período do carnaval em "retiro espiritual"; outros, por sua vez, retiram-se da cidade, do barulho corriqueiro da vida urbana para descansarem. Agora, além da carne comestível, também precisamos nos despedir da "carne" pecado, da nossa humanidade corrompida, escondida na nossa vontade que não quer ceder à Vontade de Deus.

Desta forma, convido-lhe a neste período de carnaval, você que não vai "cair na folia" nem vai descansar em algum lugar tranquilo; você que vai ficar na sua cidade sem fazer nada diferente, vá a um retiro desses, reveja sua vida, seus valores, como está o homem velho, e veja como Jesus pode lhe fazer novo(a). Descubra como você pode viver melhor este novo tempo da Quaresma. Tempo de olhar mais para os que sofrem e ver o que podemos fazer por eles; tempo de olhar para dentro de nós e entender quem somos e qual a vontade de Deus para a nossa vida.

E, para você que é cristão, como eu, lembro-lhe que, como diz São Paulo, a humanidade geme e sofre como dores de parto, aguardando ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Não nos calemos nem fechemos os nossos corações para os apelos daqueles que ainda não conhecem a Deus e que perderam o sentido da vida. Mostremo-lhes que Jesus está vivo e é o Senhor de todos e de tudo! Só Ele faz novas todas as coisas!

Neste feriadão, procuremos não fazer nada que depois venhamos a nos arrepender. Algumas coisas têm jeito, mas outras não têm volta, restando-nos somente esperar que a dor passe ou que o milagre aconteça.

Feliz e santo feriado!
Grande abraço!
Shalom!


Neste carnaval, venha RENASCER!
RENASCER: Retiro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom.
De 14 a 16 de fevereiro de 2010, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 8h, em Fortaleza.
Vá e leve toda a sua famíla!

2 comentários:

  1. Maia,
    Que legal o seu blog! Vc realmente é uma pessoa cheia de bençãos... Há um tempo atrás me disse que tinha muitos planos e idéias, espero poder vê-las se concretizarem... Um beijo carinhoso de quem muito te admira,
    Ludovica

    ResponderExcluir
  2. Querida Ludovica. Estou retomando meu blog. Espero poder contar com sua ajuda novamente. Que os planos de Deus batam com os meus, neste período tão corrido das nossas vidas.

    Grande beijo pra você e pra toda a família...
    Shalom!

    ResponderExcluir